Realidade (Enquete)

Enquete feita com apresentação e vídeo.

Será feito com 5 pessoas

Personagens

Bebê abortado
Homem rico com câncer terminal de pulmão
Mendigo
Mãe com o filho que sofre de paralisia cerebral por causa da bebida
Portadora de HIV de 16 anos de idade

Cada um irá se apresentar um de cada vez falando sobre a sua vida.
Antes disso entrará uma pessoa que dará inicio a enquete.

Apresentador – boa noite! Muitos de vocês aqui têm uma vida a qual cada um carrega, uns sofrem, outros riem, uns vivem, outros adoecem, cada um tem uma vida, uma vida diferente da outra, eu tenho a minha, você tem a sua. Todos temos problemas e dificuldades na vida. Isso é normal para cada um de nós, mas a pergunta é: como você cuida da sua própria vida? Será que você tem uma vida sofrida, ou será que você tem uma vida bem sucedida? Eu não sei como é a sua vida, o que você está sentindo e muito menos como você vive ela. Aqui em cima você irá vê histórias de algumas pessoas que não tiveram uma vida tão boa como elas gostariam de ter. Gostaria muito que vocês prestassem bastante atenção nas histórias que serão contadas aqui.

Logo todos começarão a se apresentar, subindo um de cada vez, cada um contando a sua história, um após o outro.

Bebê – Oi! Eu gostaria muito de me apresentar, de dizer o meu nome, dizer quem eu sou, mas não posso. Pois não tive chance de ter um nome, ou até mesmo uma vida. Por 3 meses eu pude sonhar ter uma mãe, um pai, irmãos, uma família completa, mas me tiraram esse sonho. Vou te contar como foi: Eu estava em um lugar, não sei onde era, só sei que eu me sentia seguro onde eu estava, não tinha frio, não sentia calor, era bem fresquinho; não podia vê, mas podia ouvir tudo. Ouvi uma pessoa dizendo que não queria me receber, que queria me tirar de onde eu estava, mas outras pessoas diziam que não era para ela fazer isso, pois ela seria a minha mãe e eu seria seu filho, mas eu acho que ela não se importou com isso, quando eu completei 3 meses no lugar onde eu estava, eu senti que aquela que seria a minha mãe, estava pronta para não me receber, então ela foi para um lugar e lá eu sentia muita dor, e aos pedaços foram me tirando de onde eu estava, tiraram as minhas pernas, depois os meus braços, depois foram cortando e tirando o meu tronco até sair a minha cabeça.... (parada de 4 segundos) Eu não sei por que ela fez isso comigo, eu não entendo, que mal eu poderia ter feito a ela?... (parada de 2 segundos) O que faz uma pessoa a fazer uma coisa dessa?

O bebe ao terminar a sua fala permanecerá em cima do altar, e logo subirá o Homem rico.

Homem rico – Sou Fernando, (tosse) tenho tudo o que uma pessoa sonha em ter, (tosse) carro, casa, dinheiro, filhos, uma esposa, (tosse) tenho tudo, (tosse) dinheiro é o que não me falta, (tosse) tenho tudo para ser feliz, (tosse) mas eu não sou, nuca fui. (tosse) Eu era fumante, fumava 2 marços de cigarro por dia, (tosse) as pessoas falavam para eu parar, dizendo que isso iria me fazer mal, (tosse) mas eu não me importava para o que eles diziam, (tosse) eu fumava mesmo assim, (tosse) pois era a única maneira que eu tinha para diminuir o estresse, e arrancar aquela tristeza que havia em mim, (tosse) para relaxar um pouco, tentar esquecer dos problemas. (tosse) Eu conseguia me acalmar a cada trago que eu dava no cigarro, mas uma semana atrás eu passei mal, (tosse) e descobri que eu estou com um câncer terminal no pulmão, (tosse) isso significa que eu posso morrer a qualquer momento (tosse) e eu estou aqui não para te pedir, mas para te fazer um apelo, uma suplica, te implorar... (parada de 2 segundos) NÃO FUME! Pois isso vai te matar igual está fazendo comigo, (tosse) quando as pessoas falavam para eu parar (tosse) dizendo que isso ia afetar a minha saúde, (tosse) eu respondia que afetaria a minha saúde e não a saúde dela, ou seja, (tosse) eu achava que somente eu seria afetado por causa do que eu fazia, (tosse) mas eu estava enganado, (tosse) eu nunca imaginaria que o que eu fazia poderia de alguma forma afetar a minha família, (tosse) mas afetou, (tosse) eu vou morrer e deixar os meus dois filhos sem pai, (tosse) minha esposa sem marido e minha mãe e meu pai sem filho. (tosse) Minha mulher todos os dias quando acorda do meu lado no quarto do hospital, (tosse) ela coloca seu ouvido no meu peito, temendo que eu estivesse morto, (tosse) minha filha sempre se isola nos cantos para chorar comedo de perder o pai, (tosse) meu filho não vem me visitar a dias, minha mãe e meu pai já não sabem o que fazem. (tosse) Olhando isso tudo eu me arrependo amargamente do que eu fiz. (tosse) Eu poderia ter evitado isso tudo? (tosse) Poderia, mas eu não fiz, resolvi ouvir meu ego e continuei fazendo o que eu queria.

Terminando a fala do homem rico, ele permanecerá junto com o bebe no altar e subirá o mendigo para relatar a sua história.

O mendigo entrará e durante um tempo não falará nada, mas começará a encarar as pessoas olhando para elas, depois de um pequeno tempo sem falar nada ele começa.

Mendigo – Vocês querem que eu me apresente? ... (parada de 2 segundos) será mesmo que vocês querem saber o meu nome, quem eu sou? (parada de 1 segundo) eu acho que não, pois vocês me rejeitam, negam a minha existência, não olham para mim, vocês não chegam nem perto de mim, me acham fedorento, uma pessoa que não tem jeito. Mas quer saber de uma coisa, eu não nasci do jeito que eu vivo, eu tive família, uma mãe e um pai, mas eles não gostavam de mim, quando eu era um pequeno bebezinho eles me abandonaram em um lixão dentro de uma caixa, foi quando minha mãe adotiva, uma moradora de rua me achou e cuidou de mim, infelizmente ela morreu quando eu tinha 10 anos de idade, desde então eu vivo na rua, pedindo esmola, eu só preciso que você me de apenas uma moeda, uma única moeda, mas vocês não dão, pelo contrario fazem coisas pior. Em um tempo de frio, eu estava dormindo com o meu cobertor, e eu estava debaixo da subida de uma passarela, pois chovia muito, até que uma hora veio algumas pessoas e me jogaram água fria, pois é me molharam todo, fiquei com frio e molhado, quase morri de pneumonia, mas sobrevivi. Eu não entendo porque as pessoas fazem isso, por que elas não me dão uma esmola? Por que vocês não olham para mim? Me expliquem, eu quero tentar entender, eu sou igual a vocês, também tenho alma, tenho sentimentos. Mas por que vocês me tratam diferente? Eu só sou uma pessoa que precisa e depende de vocês. Vocês dizem que gostam de ajudar as pessoas, mas não olham nem na minha cara, que tipo de caráter vocês estão tendo? Desculpe se eu te envergonho, mas entenda, eu preciso da sua ajuda.

Após o mendigo terminar de falar, ele permanecerá no altar com o bebe e o homem rico e logo chega à mãe empurrando seu filho em uma cadeira de roda.

Mãe – Olá! Esse aqui é meu filho, ele tem 21 anos, ele fazia faculdade de manhã e trabalhava à tarde, era dedicado, esforçado, adorava ajudar as pessoas, era um dos melhores no trabalho, nunca deixou nada faltar em casa, sempre me ajudou como pode, mas ele só tinha um único problema, a bebida e a balada. Ele costumava sair todos os sábados à noite com os amigos para ir a bailes e lá ele bebia muito, eu sempre fui contra isso, tentava impor ordem a ele para ele não ir, mas ele sempre me desobedecia e ia. Chegava todos os domingos de manhã bêbado fedendo a cerveja, até que um dia ele saiu para uma festa com os amigos como de costume, e lá ele bebe a ponto de ficar muito bêbado, como de costume ele sempre voltava com os amigos, mas parece que os amigos foram embora deixando ele na festa sozinho, e nisso ele voltou para casa totalmente bêbado, até que em uma rua perto de casa ele é atropelado por um caminhão que estava em alta velocidade quando ele atravessava a rua, por milagre ele não teve o mesmo fim que o pai dele. O meu marido também adorava beber, e um dia ele saiu de carro com o meu cunhado e o meu sobrinho para comemorar uma vitória de um jogo de futebol, e lá eles beberam muito, ficaram muito bêbados, mas isso não impediu deles voltarem para casa de carro, foi quando aconteceu que o carro que eles estavam colidiu com outro carro, fazendo os carros capotarem e descerem barranco abaixo, todos do acidente morreram, meu marido, meu cunhado, meu sobrinho, um casal de aproximadamente 29 anos de idade e duas crianças uma com 1 ano e outra com aproximadamente 5 anos de idade que estavam no outro carro. Meu filho também poderia ter morrido com o acidente que ele teve, mas não morreu, mas ele acabou sofrendo traumatismo craniano, ficou 2 meses em coma e quando voltou; voltou com paralisia cerebral, e agora ele não anda, não fala, ouvi com dificuldade e entre outros problemas de sequela que ele ficou. Estou aqui somente para dizer que você pode evitar de acontecer com você o mesmo que aconteceu com o meu filho, não se envolva com bebida alcoólicas ou qualquer outro tipo de droga, pois isso pode acabar com sua vida e com de muitas outras pessoas que você nem conhece. Então por favor, para enquanto há tempo, porque pode acontecer de ser tarde de mais.

Quando a mãe termina de falar ela permanece no altar com o bebe, o mendigo e o homem rico e logo depois disso a menina portadora de HIV aparece e começa a falar.

Portadora – Olá, boa à noite, meu nome é Roberta. Tenho 16 anos, eu era uma menina que adorava curtição, saia com os amigos, curtia as baladas, costumava sair todas as sextas à noite e só voltava no domingo de manhã. Já matei muitos dias de aulas para dá um role com as amigas. Eu adorava fazer isso, saia com dois a três garotos diferentes na semana, muitas pessoas diziam para eu não fazer o que eu fazia, pois achavam que isso poderia ser perigoso, eu respondia dizendo para essas pessoas tomarem conta da vida delas, pois da minha vida cuido eu, mas a minha própria mãe tentava me advertir sobre isso, pedindo para eu parar de sair com as minhas amigas, parar de ir nas baladas e nas festinhas, mas eu não dava ouvidos, pois eu achava que a minha mãe era careta, que não entendia nada de curtição, e fazia mesmo assim, curtia muito, bebia muito, pegava muitos garotos, me sentia muito feliz pelo o que eu estava fazendo, até que um dia eu passei mal, me levaram para o médico, fizeram alguns exames e me diagnosticaram com soropositivo, pois é... Repeti o exame mais duas vezes para ter certeza e todas elas deram o mesmo resultado... Fui abandonada por todos os meus amigos, aqueles mesmos amigos que iam comigo curtir as festas comigo, agora não tenho ninguém e não sei mais o que fazer, única coisa que eu sei é que eu vou morrer de AIDS, quando eu olho para trás eu me pergunto por que eu não ouvi as pessoas que por diversas vezes me alertavam, por que eu não ouvi a minha própria mãe? Poderia ser tudo diferente se eu tivesse ouvido eles, mas agora é tarde, eu posso morrer a qualquer momento, e só tenho a minha mãe que sempre esteve do meu lado, mas infelizmente ela perderá uma filha... MÃE DESCULPE POR SER UMA FILHA DIFERENTE DO QUE A SENHORA QUERIA!!

Depois da que a portadora termina de falar ela permanece no altar com a mãe, o bebe, o mendigo e o homem rico e logo em seguida o vídeo iniciará.

O vídeo será um vídeo narrativo, conforme a narração cenas relacionadas ao que está sendo falado aparecerão no vídeo.

Vídeo com a narração:

Fim...

Escrito por: Elielton Lima
Baixar o arquivo: Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário