Paixão de Cristo (Peça)

Peça que contará o nascimento, a vida, a morte e a ressurreição de Jesus cristo.
Especial para pascoa.


Personagens:
Narrador
Voz do anjo
Maria     
3 Reis magos (sábios)
Jesus
João Batista
Discípulos que João batizava
Voz de Deus
Diabo no deserto
Sumo sacerdote Caifás
Servos de Caifás
Judas
Pedro
Tiago
João
8 discípulos de Jesus
Malco discípulo de Caifás
Soldados que acompanham Malco e Judas
Pilatos
Herodes
Maria madalena


Cena 1

Narrador – Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o seu nome será, maravilhoso conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade e príncipe da paz; foram a palavras citadas por Isaias em sua profecia, e 740 anos depois dessa profecia essa criança nasce.

Maria estará dormindo quando ela ouvi um anjo a chamando.

Anjo – Maria!
     
Ela acorda assustada senta a beira da cama.

Anjo – Maria!

Ela então se ajoelha e diz:

Maria – Eis-me aqui!

Anjo – Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e colocará o seu nome de Jesus.

Maria – Como isso será possível, pois ainda sou virgem.

AnjoO Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Deus Altíssimo a envolverá com a sua sombra. Por isso o menino será chamado de santo e Filho de Deus. Fique sabendo que a sua parenta Isabel está grávida, mesmo sendo tão idosa. Diziam que ela não podia ter filhos, no entanto agora ela já está no sexto mês de gravidez.  Porque para Deus nada é impossível.

Maria – Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra.

O anjo vai embora e Maria volta a dormir.
A cena acaba.

Cena 2

Narrador – Passado-se nove meses dessa mensagem, vinda do anjo Gabriel, Maria teve que ir com seu marido José para Belém, não tendo assim lugar para eles ficarem, Maria deu a luz de um menino em uma manjedoura, pois-lhe o nome de Jesus.

Maria estará com seu filho nos braços ao lado de José, Maria estará deitada enquanto aparecem três magos.

Mago um – Viemos prestar nossa adoração a nosso verdadeiro rei.

Mago dois – Seguimos uma estrela que nos direcionou até aqui.

Mago três – A estrela que nos indicaria onde nosso rei o rei dos Judeus nasceria.

Mago um – Trouxemos presentes em adoração ao nosso rei. Ouro representando a sua pureza e divindade.

Mago três – Incenso, demonstrando a sua santidade entre todos os pecadores.

Mago dois – Mirra, a qual sofrerá todas as amarguras que um homem pode sofrer, mas que trará paz para todos aos seus eleitos.

Os magos colocarão os presentes diante da manjedoura, se ajoelham e o adoram.
A cena acaba.

Cena 3

Narrador – Passam-se alguns anos, Jesus cresce e com 30 anos é batizado por seu primo João Batista.

João estará no rio Jordão batizando as pessoas, quando chega Jesus.

João Batista – Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Este é aquele do qual eu disse: Após mim vem um homem que é antes de mim, porque foi primeiro do que eu. E eu não o conhecia; mas, para que ele fosse manifestado a Israel, vim eu, por isso, batizando com água.

Jesus se aproxima de João para ser batizado, mas João intervém.

João – Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim para ser batizado?

Jesus – Deixa assim, para que se cumpra a vontade do pai.

João então batiza Jesus e logo vem a voz de Deus.

Deus - Este é o meu filho amado de quem eu me comprazo.

A cena acaba.

Cena 4

Narrador – Após o seu batismo Jesus é levado pelo Espírito Santo para o deserto.

Jesus estará no deserto, quando chega o diabo para tenta-lo.

Diabo – Quarentas dias e você ainda continua sem comer. Olha para essas pedras; transformem em pães para se alimentar, se você for o filho de Deus é claro.

Jesus – As escrituras dizem: nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

Diabo – Olha lá para baixo; se jogue daqui, pois as escrituras também dizem que Deus enviará anjos a vosso respeito para que não caia.

Jesus – Mas as escrituras também diz: não atentarás contra o Senhor seu Deus.

Diabo – Olha para todos esses reinos; olhe para todas essas riquezas; tudo te darei se diante de mim me adorardes.

Jesus – Arreda-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.

O Diabo vai embora.
A cena acaba.


Cena 5

Narrador – Durante 3 anos Jesus vive o seu ministério, faz muitos milagres, ensina coisas a cerca do reino de Deus e sobre as leis, e com isso ele consegue muitos seguidores, mas muitos os consideravam blasfemador, e isso fez com que ele fosse perseguido pelos próprios doutores da lei.

A cena iniciará com os fariseus reunidos junto com o sumo sacerdote Caifás e logo chegará Judas Iscariotes o traidor.

Caifás – Achegue mais perto Judas.

Judas se aproxima.

Caifás – Ouvi dizer que você é um dos discípulos de Jesus, é verdade?

Judas – Sim, senhor.

Caifás – Então significa que você sabe como podemos pega-lo certo?

Judas – Sim, senhor.

Caifás – Pois bem...

Caifás olha para um dos homens em volta, faz um sinal com a cabeça, logo ele recebe uma pequena bolsa e diz.
Caifás – Olhe para essa sacola. Aqui tem 30 moedas de prata, isso será o suficiente para nos entregar Jesus, o teu senhor?

Judas – Sim, senhor.

Judas pega a sacola da mão de Caifás e sai.

A cena acaba.

Cena 6

Narrador – No primeiro dia da festa dos pães sem fermento, em que os judeus matavam um carneirinho para a páscoa, Jesus e seus discípulos preparam o jantar da páscoa. Quando anoiteceu, Jesus se reuniu com seus discípulos, quando estavam à mesa para o jantar Jesus disse:

A cena iniciará com Jesus e seus discípulos a mesa então ele começará a falar.

Jesus – Desejei muito comer com vocês esta páscoa, antes que eu padeça; porque digo a vocês que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus.

Jesus pega um cálice começa encher o cálice com vinho e enquanto enche diz:

Jesus – Porque digo também que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus.

Então ele pega um pão parte ao meio e diz:

Jesus – Esse é o meu corpo que é dado em favor de vocês, comei dele todos, e fazei isso em minha memória.

Então eles pegam cada um, um pedaço e comem. Depois Jesus pega o cálice que tinha enchido e diz:

Jesus – Este é o cálice da nova aliança no meu sangue que é derramado no lugar de vocês, bebei dele todos vocês.

Eles bebem do cálice, depois de todos já terem bebidos Jesus diz:

Jesus – Em verdade digo a vocês que um de vocês irá me trair.

Todos os discípulos ao ouvir isso ficam discutindo entre si quem seria o traidor.

Pedro – Serei eu senhor?

Mateus – A caso, será eu?

Pedro olha para João, João então fala próximo do ouvido de Jesus:

João – Quem é o traidor, Senhor?

Jesus pega um pedaço de pão molha no vinho e diz:

Jesus – Será aquele que comer no mesmo prato que eu.

Então ele dá o pão para Judas, Judas então olha para Jesus e diz:

Judas – Serei eu o Traidor?

Jesus – Tu dizes, mas o que tiver que fazer, faça de pressa.

Judas então se levanta e sai. Jesus então olha para os seus discípulos e diz:

Jesus – Agora é glorificado o Filho do homem, e Deus é glorificado nele. Se Deus é glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e logo o há de glorificar. Vamos para o Getesêmani

Jesus sai com seus discípulos. A cena acaba.

Cena 7

Narrador – Tendo Jesus terminado a santa ceia, foi até o monte das oliveiras com seus discípulos, chegando ao local ele deixa 8 dos discípulos na parte de baixo do monte e sobe com três discípulos Pedro, João e Tiago para um lugar chamado Getesêmani.

A cena iniciará com Jesus chegando com os três discípulos no Getesêmani.

JesusA minha alma está cheia de tristeza até a morte; fiquem aqui, e orem comigo.

Jesus se afasta deles e se ajoelha e começa a orar.

Jesus – Pai, se possível, afasta de mim este cálice, mas que não seja a minha vontade e sim a tua!

Jesus se levanta e volta até os discípulos a qual estarão dormindo.

Jesus – Acordem, vocês não podem ficar nem uma hora orando comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.

Jesus se afasta mais uma vez dos discípulos se ajoelha e ora novamente.

Jesus – Pai, meu pai, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade.
Jesus volta mais uma vez para os seus discípulos a qual estão novamente dormindo, então ele volta novamente para onde estava se ajoelha e ora novamente.

Jesus – PAI!! MEU PAI!! Afasta-me de mim esse cálice!! Mas que não seja a minha vontade e sim a sua!!

Jesus se levanta e volta até os discípulos que estão dormindo.

Jesus Vocês ainda estão dormindo e descansando? Olhem! Chegou a hora, e o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos maus.  Levantem-se, e vamos embora.

Os discípulos se levantam quando chega Judas com os soldados e Malco discípulo de Caifás.

Jesus – Vejam! Aí vem chegando o homem que está me traindo!

Judas se aproxima de Jesus dá um beijo em seu rosto e diz:

Judas – Salve Mestre!

Jesus – Amigo, porque fizeste isso?

Então os soldados pegaram Jesus e o prenderam. Pedro vendo isso acontecer pega seu punhal avança entre os soldados e corta a orelha de Malco.

Jesus – BASTA PEDRO! Guarde a sua espada, pois quem vive da espada pela espada morrerá.

Jesus pega a orelha de Malco no chão e restaura em Malco.
Então os soldados pegam Jesus e levam ele.
A cena acaba

  
Cena 8

Narrador – Depois que Jesus é capturado pelos soldados e o servo do sumo sacerdote Malco, Ele é levado para o sinédrio onde estavam Caifás o sumo sacerdote, os escribas e os anciãos, ali tentavam de alguma forma achar culpa em Jesus, mas não achavam, até que um dos servos de Caifás se manifestou dizendo:

A cena iniciará com Jesus sendo carregado pelos soldados e colocado na presença de Caifás.

Servo – Este homem anda por ai dizendo que pode destruir o grande templo de Deus e reedificá-lo em três dias.

O sumo sacerdote olha para Jesus e diz:

Caifás – Não vai dizer nada pelo o que este fala contra você?

Jesus se manteve calado.

Caifás – Pelo nome de Deus vivo, e pela autoridade que me sede eu te ordeno que me responda, tu és o Cristo o Filho de Deus?

Jesus – Tu disseste. Mas em total verdade digo a vocês que verão o Filho do Homem assentado a direita de Deus e vindo sobre as nuvens do céu.

O sumo sacerdote e todo o sinédrio se escandalizam.

Caifás – Blasfêmia, como ousa dizer tal coisa; não precisamos de mais testemunhas, eis que nós mesmos vimos e ouvimos a sua blasfêmia. O que parece homens?

Servos – Réu de morte.

Então eles começam a cuspir, bater e chutar Jesus chamando-o de blasfemador.

Caifás – Levem esse blasfemo a Pôncio Pilatos para ser julgado.

Eles saem com Jesus a cena acaba.


Cena 9

Narrador – Logo depois que Jesus é interrogado por Caifás, ele é levado até Pôncio Pilatos para ser julgado, todo o povo tinha ficado sabendo do julgamento e foram até a Fortaleza Antônia onde estava Jesus, Pilatos e todo o sinédrio.

A cena iniciará com Jesus, Pilatos e todo o povo, todos estarão chamando Jesus de mentiroso, blasfemador, herege e entre outros nomes, toda vez que Pilatos levantava sua mão o povo se calava para ouvir Pilatos falando.

Pilatos – Vocês me trouxeram esse homem para eu interrogá-lo e julga-lo, pois bem, assim farei.

Pilatos vira-se para Jesus e pergunta:

Pilatos – Você é o Rei dos judeus?

Jesus – Tu o dizes.

Pilatos – E você não vai falar mais nada? Olha o que eles estão dizendo contra você?

Jesus se manteve calado, Pilatos se admira com Jesus; ele vira-se para o povo e diz:

Pilatos – Não vejo culpa alguma nesse homem, não há o que condena-lo.

Os servos do sumo sacerdote então levantam a voz e dizem:

Servos – Ele está causando desordem entre o povo em toda a Judeia. Ele começou na Galileia e agora chegou aqui.

Pilatos – Pois bem, se esse homem é da Galiléia deixem que Herodes o julgue. Soldados levem esse homem até Herodes.

Os soldados pegam Jesus e saem a cena acaba.


Cena 10


Narrador – Depois do interrogatório de Pilatos Jesus é levado até Herodes.

A cena iniciará com os soldados e alguns servos do sumo sacerdote entregando Jesus a Herodes.

Herodes – Que alegria, finalmente poderei conhecer o famoso Jesus. Você pode fazer milagres como dizem?

Jesus se manteve calado.

Herodes – Vamos me mostre, quero vê os seus feitos, para que eu creia em você.

Jesus se manteve calado.

Herodes – Vocês não me disseram que esse era o grande profeta poderoso? Pois não vejo nada de diferente nele, ele é só um verme como vocês, soldados peguem essa capa coloca nele e levem o de volta para Pilatos deixem que ele resolva isso.

Os soldados levam Jesus, a cena acaba.


Cena 11

Narrador – Logo depois de Jesus ser levado para Herodes; Herodes não vê como um culpado e resolve não condenar Jesus, então ele ordena que levem Jesus de volta para Pilatos, para que Pilatos o julgue, Pilatos então em particular interroga Jesus.

A Cena iniciará com Jesus sendo interrogado por Pilatos.

Pilatos – São muitas as acusações feitas contra você, você não vai se defender?

Jesus se manteve calado.

Pilatos – Você não vai dizer nada? Saiba que eu tenho poder de te salvar como também tenho poder de te condenar.

Jesus – Nenhum poder terias contra mim, se de cima não te fosse dado; mas aquele que me entregou a ti maior pecado tem.

Pilatos – Então você é o Rei dos Judeus?

Jesus – Você pergunta isso por si mesmo, ou porque lhe contaram isso ao meu respeito?

Pilatos – Você acha que eu sou judeu? A sua própria gente e os chefes dos sacerdotes é que o entregaram a mim. O que foi que você fez?

Jesus – O meu Reino não é deste mundo! Se o meu Reino fosse deste mundo, os meus seguidores lutariam para não deixar que eu fosse entregue aos líderes judeus. Mas o fato é que o meu Reino não é deste mundo!

Pilatos – Então você é rei?

Jesus – É o senhor que está dizendo que eu sou rei! Foi para falar da verdade que eu nasci e vim ao mundo. Quem está do lado da verdade ouve a minha voz.

Pilatos olha para um soldado o qual pega Jesus e segue Pilatos, Pilatos se dirige ao povo e fala.

Pilatos – Não vejo nada que possa condenar esse homem; mandei para Herodes que também não viu nada que possa condena-lo, mas como de costume de vocês eu sempre solto um prisioneiro na ocasião da páscoa. Soldados tragam Barrabás.

Os soldados levam Barrabás

Pilatos – Aqui estão, Jesus o que se diz messias e Barrabás um criminoso, quem vocês  querem que eu solte, este homem Jesus o messias?

Multidão – Não! Queremos que soltem Barrabás.

Pilatos – Que mal esse homem fez?

Multidão – Crucifica, crucifica!

Pilatos manda soltar Barrabás e diz:

Pilatos – Vou mandar chicotea-lo quem sabe assim vocês não mudam de ideia.

Pilatos então dá o sinal os soldados pegam Jesus e chicoteiam, até que um deles pega uma coroa de espinhos diz:

Soldado – Já que você é o rei dos judeus, eis aqui a sua coroa.

Ele então encaixa a coroa na cabeça de Jesus e continuam a chicoteá-lo, depois eles levam Jesus e levam de volta a Pilatos.

Pilatos – Eis aqui o homem, mandarei soltar.

Multidão – Não; se fizer isso, não será amigo de Cezar!

Pilatos – O que farei então com ele?

Multidão – Crucifica, crucifica, crucifica!

Pilatos então olha para um soldado a qual trás uma bacia cheia de água e um pano.

Pilatos – Está bem, façam com ele o que vocês querem, lavo as minhas mãos, estou inocente do sangue desse homem.

Pilatos lava as mãos, os soldados então leva Jesus para ser crucificado, a cena acaba.


Cena 12

Narrador – Jesus foi interrogado por Caifás, Pilatos e Herodes, Herodes não quis julga-lo, Pilatos não pode encontrar culpa alguma nele, mas toda a multidão pediam a morte por crucificação para Jesus, e após ter sua carne rasgada pelas chicotadas, Jesus é enviado para os judeus fazerem o que quiserem dele, então os soldados entregam uma cruz para Jesus carregar até o local de sua crucificação, Gólgota era o nome desse lugar, em todo o caminho, Jesus é humilhado pelos soldados e pelo povo.

A cena iniciará com Jesus carregando a cruz, sendo chicoteado pelos soldados e sendo caluniado pelo povo. Com Ele estará dois homens que também serão crucificados.

Eles chegam até o local da crucificação, os soldados pregam Jesus na cruz e levanta-o, enquanto o povo grita o caluniando; os dois homens também são erguidos crucificados um do lado esquerdo de Jesus e o outro do lado direito. Um dos soldados pega a capa que estava em Jesus e diz.

Soldado – Veja essa capa, vamos tirar na sorte para vê quem ficará com ela.

Depois dos soldados terem tirado sorte com a capa, Jesus grita.

Jesus – Meu Pai, por que me abandonaste?

Jesus – Tenho cede...

Os soldados então molham um pedaço de espuma em um liquido coloca na ponta da lança e dão para Jesus beber, Ele bebe, mas logo Ele cospe.

Jesus – Pai os perdoe, eles não sabem o que fazem.

O homem do lado esquerdo de Jesus olha para Jesus e diz.

Homem 1 – Se você é realmente o Cristo o filho de Deus? Então desça da cruz, salve a si mesmo e a nós.

O outro homem do lado direito ao ouvir isso logo levanta a voz.

Homeme 2 – Você não teme a Deus? Este homem aqui nada fez, nós porém estamos recebendo o que merecemos. Senhor lembre-se de mim no dia da sua vinda.

Jesus olha para ele e diz.

Jesus – Com total verdade digo a você, que hoje mesmo você estará comigo no paraíso.

Jesus olha para baixo, depois olha para cima e diz.

Jesus – Está consumado...

Jesus – Pai, na suas mãos te entrego o meu espírito.

Depois de dizer isso, Jesus morre, um barulho de trovão surge, todos se assustam.
Logo depois de tudo ter acontecido, um soldado fura a costela de Jesus a qual jorra sangue e água, então Jesus é retirado da cruz, da mesma forma os outros dois criminosos, Jesus então é levado por José de Arimatéia e Nicodemos para o sepulcro.

A cena acaba.


Cena 13 Final

Narrador – Depois de muito sofrimento, de ser traído, negado, rejeitado, cuspido, humilhado, de ter sua carne cortada, sua cabeça perfurada por espinhos, suas mãos cravadas, seus pés pregados e mesmo depois de ter morrido teve sua costela lançada, Jesus é levado para um sepulcro. Ao terceiro dia e em domingo de manhã, Maria Madalena e a outra Maria vai até o sepulcro.

Maria Madalena – Já se passou o sábado, precisamos embalsamar o corpo.

Quando elas se aproximam do sepulcro a outra Maria diz:

Maria – Olha o sepulcro está aberto.

Madalena – Que estranho, vamos nos aproximar e vê o que aconteceu.

Elas chegam no sepulcro e percebem que Jesus não está lá, a outra Maria então diz.

Maria – Não pode ser, o corpo sumiu, precisamos avisar aos discípulos.

Maria Madalena se entristece se ajoelha e começa a chorar.

Maria – Maria, vamos.

Ela continua chorando e nada responde, a outra Maria então sai deixando Maria Madalena sozinha no sepulcro.
Enquanto ela chora Jesus se aproxima e diz.

Jesus – Mulher, por que você está chorando?

Maria – Se foi o senhor que o tirou daqui me diga onde está.

Jesus – Maria!

Maria ao ouvir seu nome, se levanta olha para trás e percebe que é Jesus, então ela correm em abraçar Jesus e começa a gritar.

Maria – Jesus ressuscitou, ele vive entre nós. 

Fim...

Baixar o arquivo: Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário