O perdão (Peça)

Peça realizada com 5 pessoas que são:

Personagens:

Renato: é jovem humilde que mora com a mãe, pois o pai é separado de sua mãe, ele é um garoto esperto e vive a vida sem preocupações.
Vanessa: mãe de Renato; é uma mulher cristã fiel a palavra de Deus, que mora com seu filho Renato.
Mauro: pai de Renato, é um homem decidido a fazer o que quer, ele se separa de sua mulher (Vanessa) e vai morar com sua amante chamada Carla, até que um dia ele se converte junto com Carla sua atual esposa.
Carla: amante de Mauro, enganadora, mas que um dia acaba entregando a vida pra Jesus junto com seu marido Mauro.
Pastor Daniel: pastor da igreja a qual Mauro e Carla frequentam, e que Mauro pede ajuda.

Mauro era um pai que amava seus filhos, ele é casado com Vanessa a qual tem dois filhos. Acontece que Vanessa engravida e dá a luz a uma criança a qual trás muitas felicidades para a família, e Mauro caba amando essa criança, mas do que os outros dois filhos, mas acontece que Mauro se esquece que ele tem contas a prestar com Deus e pelos erros que ele cometeu contra Deus, Deus tira algo dele que ele mais amava, que é o seu filho mais novo, que falece com quatro meses de nascido. Isso cria uma ira contra Deus no coração de Mauro a qual começa a fazer um monte de coisas erradas, ele começa a trair sua mulher, não liga mais para o seus filhos e vive uma vida totalmente bagunçada. Vanessa engravida pela quarta vez de uma outra criança, ela entendia que se Deus tirou um filho é porque algo precisava acontecer e tinha fé que Deus poderia lhe dá outro filho, foi o que aconteceu, ela engravidou do Renato, mas isso não diminuiu a irá que estava em Mauro, pelo contrario só piorou, ele começa a rejeitar a criança por diversas vezes e pede até para Vanessa fazer um aborto, mas ela por ser uma mulher cristã não fez e foi até o final de sua gravidez a qual levou Mauro a sair de casa. Os anos se passam, Mauro se converte e tenta reparar os erros que ele cometeu, mas seu filho Renato por saber o que pai fazia não aceita as desculpas do pai e Mauro tenta achar meios para ter a confiança de seu filho.

Primeira cena

(Aparece Vanessa grávida sentada ao lado de Mauro que estará lendo seu jornal)

Vanessa – amor, eu estava aqui pensando em um nome para dá ao nosso filho que já está chegando, qual o nome você acha melhor.

Mauro – eu já falei que eu não quero saber dessa criança, eu já mandei você ir a uma clinica tirar esse moleque!

Vanessa – eu não vou tirar, ele é meu filho e eu vou ter ele, você querendo ou não, ele é só um bebê que ainda nem nasceu e você já o rejeita.

Mauro – já temos dois filhos, para que mais um? Tira logo essa criança, eu não quero ele!

Vanessa – eu já disse, eu não vou tirar; você é um monstro pedindo uma coisa dessas.

(Mauro com raiva sai de cena)

Vanessa – Depois que perdemos um filho com quatro meses de nascido, Mauro ainda não aceitou o fato de Deus ter levado o nosso filho, pois era o filho que ele mais amava, e Deus o tirou, mas Deus me concedeu outro filho, mas pelo fato de Mauro não aceitar o que Deus fez com a outra criança, ele rejeita essa aqui em minha barriga.

(Vanessa sai de cena)

Segunda cena

(Vanessa está com seu filho já nascido em seu colo, quando mauro chega do trabalho)

Vanessa – já chegou do trabalho amor? Olha aqui o nosso filho que lindo!

Mauro – eu já falei que eu não quero vê essa criança, tira ela daqui, doe para um orfanato!

Vanessa – escuta o que eu vou te dizer, eu não vou fazer nada com ele, ele é o nosso filho e fique sabendo que esse filho que você rejeita é o que mais vai te amar.

Mauro – eu não preciso do amor dessa criança, eu quero mais que ele morra.

Vanessa – o que, que você disse? Pegue as suas coisas e saia dessa casa, vai embora e não volta nunca mais aqui, suma daqui.

Mauro – vou mesmo, já não aguento mais ficar de baixo do mesmo teto com esse moleque!

(Mauro sai de cena)

Vanessa – Meu filho, ele pode não te amar, mas eu te amo muito, e mesmo ele sendo assim você deve amar ele, pois ele é o seu pai.

(Mauro volta com as malas)

Mauro – pronto, agora eu posso sair e ficar bem longe dessa criança!

Vanessa – vai embora e não volte nunca mais aqui!

(Mauro sai da casa e Vanessa sai de cena)


Terceira cena

(Mauro está em uma praça com as malas)

Mauro – preciso arranjar um lugar pra morar.

(Mauro pega o celular e liga)

Mauro – oi amor! Já estou aqui na praça te esperando....
               Você já está vindo?...
               Que bom, vou ficar aqui te esperando então, tchau.

(Cinco segundos depois)

Mauro – há, cadê a Carla que não chega!

(Carla chega)

Mauro – pow em, demoro.

Carla – desculpe amorzinho é que eu tive que fazer uma parada, mas me fala, aquela mulher te mandou embora?

Mauro – Sim!

Carla – que bom, agora eu tenho você só pra mim; vamos para minha casa, que é lá que você vai morar agora.

(Eles saem de cena)


Quarta cena

(Vanessa está varrendo sua casa quando aparece Renato o seu filho)

Renato – benção mãe. (com um beijo na bochecha)

Vanessa – Deus te abençoe meu filho, como foi encontro de jovens lá na igreja?

Renato – Foi muito bom, louvamos muito a Deus.

Vanessa – Que bom, fico feliz.

(quando Renato está saindo, Vanessa se lembra)
Vanessa – Há! Esqueci de falar! Renato o teu pai ligou e quer se encontrar com você.

Renato – fala para ele que eu estou ocupado.

Vanessa – nada disso, ele é o seu pai e você tem que vê ele.

Renato – tá mãe, tá; faz o que você quiser.

(Renato sai de cena)

Vanessa – já faz 17 anos que o Mauro nos deixou, e é só agora que ele começa a dar valor para o nosso filho.

(o telefone toca)

Vanessa – alô...
                   Fala Mauro, tudo bom com você...
                   Sim ele está sim, quer falar com ele?...
                   Tá, só um minuto...
                   Renato!
                   Renato!

Renato – fala mãe.

Vanessa – é o seu pai no telefone.

Renato – eu não quero falar com ele.

Vanessa – mas vai falar, é eu que estou mandando, pega logo esse telefone.

Renato – fala pai...
                Tá...
                Tá bom pai...
                Tá, tchau...

Vanessa – o que ele queria?

Renato – ele pediu para eu ir agora lá na praça falar com ele.

Vanessa – e você vai?

Renato – não.

Vanessa – filho são poucas as vezes que você vê o seu pai, e você não fala com ele direito, vai falar com ele, ele é o seu pai, faz o que a sua mãe pede.

Renato – tá mãe, mas só porque você está me pedindo.

(Renato sai da casa e logo Vanessa sai de cena varrendo a casa)


Quinta cena

(Mauro e Carla estão na praça esperando Renato chegar, e alguns segundos depois, chega Renato que cumprimenta somente o seu pai)

Mauro – Renato vem aqui comigo.

(Mauro leva Renato um pouco distante de Carla e diz)

Mauro – porque que todas as vezes que você me vê com a Carla você não fala com ela? Ela é minha esposa.

Renato – eu não gosto dela.

Mauro – mas por quê?

Renato – porque eu sinto raiva dela!

Mauro – isso que você sente é besteira, os seus irmãos não é assim que nem você.

Renato – besteira? O que eu sinto é besteira?
                   Você não sabe nada do que eu sinto; você não sabe o que é ser filho de uma mãe solteira; você não sabe o que é ir para casa de um amigo e vê que ele mora com o pai e a mãe, que ensinam e corrigi-o quando ele está errado ou quando ele faz alguma coisa errada na escola, na rua, em casa e em outros lugares, sabe por quê?
                   Porque você sempre teve um pai e uma mãe dentro de casa para te ensinar, te educar e te ajudar quando precisava, mas eu não tive esse privilégio, porque a minha mãe não tinha tempo para essas coisas, ela tinha que trabalhar para sustentar a casa que você deixou por causa da Carla, e você ainda quer que eu fale com ela; você não sabe o que eu sinto, então para de ficar falando que o que eu sinto é besteira...
         Quer saber, se foi pra isso que você me chamou eu vou embora, tchau.

(Renato vai embora e Mauro fica sem o que dizer e logo se aproxima Carla)

Carla – é pelo visto a sua conversa com o seu filho não foi muito boa.

Mauro – não foi mesmo, ele acha que você é culpada pelo o que aconteceu.

Carla – então fala para ele que eu não tenho nada haver com o que aconteceu.

Mauro – eu já falei, mas ele acha que se você não tivesse aparecido tudo seria diferente.

Carla – Vamos, depois você conversa com ele com mais calma.

(Eles saem)


Sexta cena

(Mauro está em sua casa, então ele pega o celular e liga)

Mauro – alo, pastor, tudo bom a paz...
                   Me desculpe te ligar a essa hora da manhã, mas é que eu preciso falar com o senhor....
                   É sobre o meu filho, eu queria que o senhor viesse aqui em casa...
                   Tá pode deixar, eu estarei esperando...
                   Tchau...

(Mauro desliga o celular e liga a televisão)

Mauro – futebol do Vasco e Bangu, haha (risos) Vasco está perdendo de 4 a 1 e o jogo só começou faz 15 minutos .

(A campanhinha toca, Mauro desliga a televisão e vai atender)

Mauro – paz do Senhor pastor, pode entrar.

Pastor – qual é o problema que você está tendo pelo seu filho?

Mauro – pô pastor, ele não fala comigo e muito menos com a minha mulher, mas eu acho que ele está na razão dele.

Pastor – Por quê?

Mauro – quando ele era bebê eu não gostava dele e com isso eu comecei a trair a mãe dele e acabei abandonando ele com a Vanessa e desde então eu nunca mais voltei lá, até que eu conheci Jesus e quero concertar as besteiras que eu fiz, mas não sei como.

Pastor – Mauro, isso que você está vivendo é a escolha que você fez no passado.

Mauro – e como eu posso concertar isso, pastor?

Pastor – você tem que reparar tudo o que você fez de errado, vai até o seu filho, conte toda a verdade para ele, demonstre para ele, que você está arrependido e peça perdão.

Mauro – mas eu acho que ele não vai me ouvir...

Pastor – fala com ele, não custa tentar.

Mauro – tá bom pastor, eu vou tentar.

(O pastor se despede de Mauro e vai embora)

(Mauro pega o celular e liga)

Mauro – oi Vanessa, sou eu o Mauro, o Renato está?
                   Sim quero sim...
                   Oi filho, eu queria conversar com você, podemos nos encontrar?
                   Ok então, a gente se vê na praça daqui a 10 minutos.

(Mauro sai de casa)


Sétima cena

(Mauro está na praça esperando seu filho até que ele chega)

Mauro – oi filhão, tudo bom?

Renato – fala pai, o que, que você quer?

Mauro – filho, eu quero me desculpar...

Renato – pelo o que?

Mauro – quando você era criança, eu não te aceitava, eu não gostava de você, eu sempre te rejeitei; eu te rejeitei tanto que eu desejava a sua morte, e por causa disso eu sai de casa, mas me arrependo de tudo o que eu fiz, se eu pudesse; eu voltaria lá no passado para mudar as besteiras que eu fiz com você, eu sei que o que você passou não foi fácil, mas eu me desculpo pelas coisas que eu fiz você passar; me perdoe filho?

Renato – por isso que a minha mãe não me falava nada, por você ter saído de casa e eu culpava a sua mulher por isso; você sabe o que eu passei por isso? Não! Você não sabe, mas tudo o que você fez está feito, eu não posso mudar essa história...

Mauro – mas filho, você me perdoa?

(Renato não responde e sai de cena chateado mexendo a cabeça com sinal de negativo)

(Mauro triste pega o celular e liga)

Mauro – pastor, eu fiz tudo o que o senhor me falou e não adiantou, ele não me perdoou, o que eu faço?
                   O senhor vai falar com ele?
                   Ok pastor, mas explica pra ele a situação?


(Mauro sai de cena)


Oitava cena

(Vanessa está arrumando a casa, até que a campanhinha toca)

Vanessa – oi...

Pastor – oi, eu sou o pastor Daniel e eu vim aqui falar com o seu filho Renato, sobre a relação dele com o pai.

Vanessa – entra pastor, espera só um minuto que eu vou chama-lo...
                   Renato!
                   Ele está realmente precisando conversar com uma pessoa como você, sobre isso.
Renato!

(Renato chega)

Renato – fala mãe.

Vanessa – esse aqui é o pastor Daniel, ele veio aqui falar com você sobre o seu pai; eu vou deixar vocês dois sozinhos, mas olha filho, escuta tudo o que ele te falar, vai te fazer bem. Tchau!

(Vanessa vai embora)

Renato – pastor, o meu pai já falou comigo, eu não preciso de ninguém para me falar o que eu devo fazer.

Pastor – Renato, fica tranquilo, eu só vou te contar uma história pode ser?

Renato – pode, conta ai.

Pastor – existe um homem que devia R$ 1000,00 para um senhor e esse homem não podia pagar, então ele explica para o senhor que não tem dinheiro e nem condições de paga-lo, então esse senhor perdoa a divida desse homem, passa-se um tempo, esse homem se encontra com um jovem que devia R$ 50,00 a ele, e o jovem diz que não tem como pagar, esse homem então dá uma surra nesse jovem e vai embora. O que você entendeu nessa história?

Renato – que esse homem é um completo vacilão, e que não é justo.

Pastor – entendeu bem, e esse homem é você. Você acha justo Deus perdoar todas as suas ofensas contra Ele e você não perdoar o seu pai? O seu pai está muito arrependido do que fez e precisa do seu perdão, esquece tudo o que ele fez com você, está no passado, não volta mais, perdoa ele, e não seja como aquele homem da história, não seja injusto.
                   Bom era só isso que eu queria te falar.

(O pastor se despede e vai embora)

(Renato emocionado pega o celular e liga)

Renato – pai, eu quero falar com você e a Carla, tem como?
                   Eu vou ai na sua casa então...
                   Tchau.

(Renato emocionado sai de cena)


Nona cena – Final

(Mauro e Carla estão em casa esperando Renato)

Mauro – ele falou que queria falar com a gente, o que será que aconteceu?

Carla – eu não sei, vamos esperar ele chegar pra saber.
(a campanhinha toca, Mauro abre a porta e se encontra com Renato chorando que na mesma hora entra e abraça-o)

Mauro – o que foi filho, o que aconteceu?

Renato – aconteceu pai, que eu te amo.

(Renato vai até a Carla, pega nas duas mãos dela e diz)

Renato – Carla me desculpe, eu não devia ter feito aquelas coias, eu era um ignorante, perdão.

Carla – não se preocupa, eu te entendo.

(Carla abraça o Renato e logo vem o Mauro e abraça os dois)

Fim... 

Escrito por: Elielton Lima

Baixar o arquivo: Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário