Novo tempo novo dia (Peça)


Personagens:

Larissa - é uma jovem, como todos os jovens que tem sonhos e metas para realizar. Ela é uma garota que está determinada a fazer o que for preciso para alcançar os seus objetivos. Só que, tem coisas que o coração dela deseja que não seja o que Deus quer para a vida dela. Ela, é uma cristã, disposta a viver o que ela quer e não o que Deus quer para vida dela. E com isso ela percebe que perdeu várias oportunidades que Deus colocou na vida dela, e tenta voltar a ter o que ela perdeu.
Pedro - é o irmão mais velho de Larissa, ele é diácono da igreja onde ele e sua irmã freqüentam.
Balconista.
William - é diretor da empresa multinacional a qual Larissa faz a entrevista.
Marcos - é o único filho de Larissa, ele adorava ir a igreja, só que com um tempo ele não pode mais ir a igreja por falta de tempo da sua mãe e acaba se envolvendo em coisas a margem da lei.
Pastor da igreja.



1ª Cena

Larissa estará de joelhos em uma cadeira orando pedindo para que se abram portas de emprego para a vida dela

Larissa – Senhor, eu tenho me esforçado muito em fazer a sua obra, preciso muito que o Senhor me ajude na minha vida financeira, preciso alimentar meu filho, comprar coisas para arrumar a minha casa e poder participar das campanhas da igreja dando meu dizimo e minha oferta a ti. Ajude-me Senhor, já entreguei bastante currículo em várias empresas, só preciso agora do seu agir. Amém.

Logo depois de se levantar chega Marcos, seu filho.

Marcos – Mãe já está na hora, vamos logo para igreja!

Larissa – Vamos sim, fico feliz por você meu filho com essa alegria toda para ir a casa de Deus, espero que esse seu sentimento aumente cada vez mais, vamos antes que nos atrase.

2ª ena

Larissa estará limpando a casa quando o celular toca, dizendo que ela está sendo chamada para uma entrevista de emprego em uma empresa multinacional.

Larissa – Alô...
      Sou eu sim, quem deseja...
      Sim, entreguei ontem o currículo.
      Com certeza, quando vai ser?
      Ok, sexta feira as 8:00 horas, estarei chegando ai para a entrevista.

         Larissa após desligar o celular continua varrendo a casa até que chega seu irmão Pedro.
        
         Pedro – Oi, irmãzinha bom dia.
        
         Larissa – Bom dia, meu irmão.
        
Pedro percebe que a fisionomia da irmã está mais diferente, mais alegre.
        
         Pedro – Nossa, parece que você acordou bem feliz hoje, o que aconteceu.

          Larissa – Recebi um telefonema para ir a uma entrevista de emprego em uma das empresas que eu entreguei o currículo.

         Pedro – Sério?! Parabéns Larissa, você agora só precisa orar pedindo a Deus que se for da vontade dele você passa nessa entrevista e começar a trabalhar.

         Larissa – Precisa não, você me conhece e sabe que eu estou disposta fazer o que for para conquistar esse emprego, ainda mais que é multinacional, e eu tenho certeza que é uma porta que Deus está abrindo.

         Pedro – Larissa, não é assim que as coisas funcionam, pode acontecer desse emprego não ser o que Deus quer para você...

Enquanto Pedro fala o celular de Larissa toca, quando ela atende é mais uma chamado para uma entrevista de emprego só que em uma empresa, mais simples.

         Larissa – Olô...
                         Sim...
                         Olha, obrigado pela oportunidade, mas não vou aceitar não...
                         Eu já arranjei um emprego, deixa pra próxima...
        
         Pedro – Quem era?

         Larissa – Era outra empresa me chamando também para fazer uma entrevista.

         Pedro – E porque você não aceitou?

         Larissa – Porque a empresa que acabou de me ligar não é muito boa, a outra é bem melhor.

         Pedro – Larissa, você nem sabe se você vai ganhar esse emprego.
        
         Larissa – Eu vou sim, você não fala nas suas pregações que é só ter fé que a gente consegue tudo.

         Pedro – Sim Larissa, mas e se não for da vontade de Deus você ficar na primeira empresa, mas ficar na segunda?

         Larissa – Tá repreendido vira essa boca pra lá, eu tenho a certeza que é Deus que está me dando esse emprego.

         Pedro – Você é que sabe, mas eu como diácono, te recomendo que amanhã depois do culto a orar mais e pedir uma direção de Deus.

         Larissa – Eu já fiz isso.

         Pedro – Você é que sabe.
        
Pedro sai de cena com a Larissa.

         3ª Cena

Larissa estará na empresa para fazer uma entrevista.

         Larissa – Oi.

         Balconista – Oi.

         Larissa – É que ligaram para mim quarta feira passada para eu fazer uma entrevista de emprego.

         Balconista – Você poderia me dizer o seu nome completo?

         Larissa – Larissa da Silva Santos
        
         Balconista – Ok. Só um minuto, por favor...
                             Ata está aqui, Larissa da Silva Santos, entrevista marcada para hoje as 8:00 horas.
                             Você poderia sentar naquela cadeira e esperar só um minuto que você será atendia?

         Larissa – Sim posso sim.

Larissa senta na cadeira indicada, enquanto a balconista pega o telefone.

         Balconista – Senhor William, chegou mais uma pessoa para a entrevista posso mandar entrar?
                             Ok!
                             Larissa, você pode entrar que o senhor William já está esperando.

Larissa sai.

         4ª Cena

Larissa estará conversando sobre o emprego com o senhor William.

         William – Foi bom fazer a entrevista com você, estamos precisando de gente assim, disposta para trabalhar, aqui o seu salário será de R$ 1500,00, trabalhando todas as terças, quinta, sexta e domingos no turno da noite das 19:00 horas até as meia noite, com cartão alimentação, cesta básica, plano de saúde e cartão de ônibus, você aceita?
        
         Larissa – Sim, quando começo?
        
         William – Olha, vem aqui na próxima segunda as 7:00 horas da manhã para nós passarmos o dia conhecendo a empresa e na terça você já começa a trabalhar, pode ser?

         Larissa – Pode.

Larissa aceita com maior alegria o emprego e aperta a mão do senhor William e sai com maior felicidade.

         5ª Cena
        
Larissa estará na igreja conversando com o pastor sobre o emprego.

         Pastor – Oi Larissa, paz do Senhor

         Larissa – Paz, pastor, o culto hoje foi uma benção...

         Pastor – Pois é, palavra forte foi aquela, mas e ai como anda a vida, alguma novidade?

         Larissa – Bem, graças a Deus, ainda mais agora.

         Pastor – Por quê?

         Larissa – Eu fui a uma entrevista de emprego sexta feira, e acabei passando; começo amanhã; vou ir mesmo só pra conhecer a empresa.

         Pastor – Nossa Larissa, essa é uma noticia muito boa, e como vai ser o seu trabalho?

         Larissa – Há pastor, vai ser apenas terça, quinta, sexta e domingo na parte da noite.

         Pastor – Nossa! Logo nos dias que fazemos nossos encontros aqui na igreja! Nas terças de unção com óleo, nas quintas proféticas e nos domingos de celebração ao nosso senhor e sem contar que nas sextas fazemos muitas das vezes as reuniões dos trabalhadores. Você não acha que isso pode te enfraquecer espiritualmente?

         Larissa – Claro que não pastor, eu sou uma mulher forte e eu tenho certeza que é Deus que está abrindo essa porta.

         Pastor – Filha, porque você não ora mais a Deus pra vê se é isso mesmo que Ele quer para sua vida?

         Larissa – Eu já orei pastor, é de Deus esse emprego.

         Pastor – E como é que você tem tanta certeza assim?

         Larissa – É que eu orei em um dia e no outro já estavam me ligando, Deus é rápido na sua obra, tanto é que ligo outra empresa, me chamando para entrevista.
        
Pastor – E o que você fez?

         Larissa – Eu não aceitei, porque eu já sabia que eu iria conseguir o emprego da primeira empresa que me ligou.

         Pastor – Larissa, você não devia ter feito isso, você tinha que aceitar, vai que a outra era o que Deus poderia ter preparado para você.

         Larissa – Pastor, eu acho que não, o senhor não falou uma vez que as benções de Deus são grandes? Então; a que me ligou primeiro era uma empresa multinacional e a outra era uma empresa simples por ai que eu entreguei o currículo.

         Pastor – Filhinha, não era isso que eu quis dizer, você entendeu errado, eu quis dizer que...

Enquanto o pastor fala, Larissa olha para o relógio e interrompe o pastor.

         Larissa – Hi, está tarde, tenho que ir pastor, porque amanhã eu vou acorda cedo para ir na empresa, não posso chega atrasada no primeiro dia de trabalho... Tchau pastor.

Larissa dá um beijo no pastor e vai embora.

       6ª Cena

Já vão ter se passado alguns meses depois de Larissa ter começado a trabalhar na empresa multinacional, ela estará chegando do trabalho e logo se encontra com seu filho e alguns amigos.

         Larissa – Marcos, eu já falei que eu não quero vê você com esses teus amigos aqui dentro da minha casa, ainda mais essa hora! É mole, estou chegando agora do trabalho e encontro isso aqui na minha casa.

         Marcos – I coe mãe, sai dessa, deixa os meus amigos em paz.

         Larissa – Por que você está falando assim, você não está usando droga não né?
        
         Marcos – haha (da uma risadinha) não te interessa, eu faço o que eu quiser ta ligada, vamos cambada porque eu já estou de saco cheio de ficar aqui em casa.

Marcos sai de casa, e Larissa fica em estado de choro sem entender o motivo do que estava acontecendo com seu filho até que Pedro chega.

         Pedro – O que foi Larissa?

         Larissa – O meu filho, ele gostava tanto de ir para igreja, só que de uns tempos pra cá ele começou a se misturar com esses garotos e começou a fazer um monte de coisa errada, eu não entendo.

         Pedro – Larissa, depois que você começou a trabalhar nessa empresa, você se afastou um pouco da presença de Deus, e isso acabou afetando o seu filho, isso foi uma escolha sua.

         Larissa – E o que eu faço?

         Pedro – Primeiro pede demissão desse emprego e assim você terá tempo para recuperar o seu filho.

         Larissa – Eu não posso, é com esse dinheiro que nós sobrevivemos.

         Pedro – Larissa, Deus proverá, única coisa agora é você começar um novo tempo da sua vida, faça o que eu te falei.

         Larissa – Vou fazer isso amanhã, vai ser difícil, mas não quero perder o meu filho para as drogas.

Larissa chorando abraça seu irmão e sai de cena abraçada.

         7ª Cena

Larissa estará chegando da igreja com seu irmão Pedro.

         Larissa – Que saudades eu estava da igreja, fazia tempo que eu não ouvia uma palavra dessa.

         Pedro – foi muito bom mesmo essa pregação.

Marcos chega doidão por causa da droga e Larissa tenta abraçá-lo.

         Larissa – Oi filho...

         Marcos – Oi o que? Quero saber de nada não, sai.

Marcos desvia o abraço da mãe e sai, então Larissa começa a chorar.

         Larissa – Já faz 15 dias que eu larguei aquele emprego, eu oro, oro, e parece que nada acontece ele continua usando maconha e com aqueles amigos! O que eu faço Pedro?

         Pedro – Larissa, fica calma, Deus vai mudar esse tempo. Só não desista, creia que ele vai voltar.

Pedro abraça Larissa e a cena acaba.

         8ª Cena

Larissa está de joelhos em uma cadeira chorando muito orando pelo seu filho.

         Larissa – Senhor Deus, eu errei muitas vezes na minha vida, fiz muitas coisas precipitadas e hoje estou vivendo da escolha que eu fiz, já não sei mais o que fazer, peço Senhor a sua ajuda, eu não aceito meu filho nas drogas, eu não aceito vê o meu filho se matando por ai no mundo, eu sei Senhor que poderia ser diferente se eu não tivesse aceitado aquele emprego, eu me arrependo por não ter dado ouvido a sua voz, mas agora não tenho como voltar, o que eu fiz já está feito, mas eu peço Senhor, tira o meu filho dessa vida, traga ele de volta para sua casa, Senhor ajude-me a recuperar o meu filho, eu não aceito perder ele para o mundo, entrego senhor a minha vida e a vida do meu filho em suas mãos. Amém.

         9ª Cena

Pedro estará chegando junto com Larissa da rua e vê Marcos deitado no sofá.

         Larissa – Até que o sorvete não estava caro não.
        
         Pedro – Pois é...
                         Olha ali quem está dormindo.

         Larissa – É não acorda ele não se não ele pode acorda com raiva.

         Pedro – Por que, ele ficou pior que antes?

         Larissa – Até que não, mas depois que ele começou a usar drogas ele ficou agressivo, mas de um tempo pra cá, parece que ele melhorou.

         Pedro – Leva ele para a igreja.

         Larissa – Não dá, ele quando acorda some, e quando aparece só aparece de madrugada.

         Pedro – Olha eu vou fazer o seguinte, eu vou ficar aqui olhando ele dormir e quando ele acordar provavelmente ele vai acordar no estado normal dele, ai eu chamo ele para ir a igreja comigo.
        
         Larissa – Você é que sabe, vou trocar de roupa para gente ir à igreja.

Larissa sai e deixa Pedro olhando para o Marcos enquanto dorme; até que ele acorda.

         Pedro – Boa tarde?

         Marcos – Bom dia.

         Pedro – Marcos, quero te fazer um convite, mas eu não quero que você negue, pode ser?

         Marcos – Ta, mas que convite é esse?

         Pedro – Hoje terá culto de celebração e fé lá na igreja, e eu quero que você vá comigo pode ser?

         Marcos – Tio, faz alguns meses que eu não vou pra igreja, por que que eu iria agora?

         Pedro – Para ganhar vida, recuperar o tempo que você perdeu nesse mundo, Marcos, Deus te ama e quer você por inteiro, vamos só hoje.

         Marcos – Hi, tio quero saber de igreja mais não; chega.

         Pedro – Marcos, porque você está assim? Você adorava ir à igreja, adorava fazer a obra de Deus, não entendo porque você ficou assim.

         Marcos – Ho tio, calma ai né! Isso é passado, quero saber mais de igreja não.

         Pedro – Marcos, olha, mesmo você saindo da presença de Deus, mesmo você não querendo voltar, mesmo você errando e pecando contra Ele, mesmo você vivendo dessa forma, saiba que Deus continua te amando da mesma forma, que te amava quando você fazia a obra d’Ele, nada mudou e nada vai fazer mudar o que Deus sente por você. Tente lembrar como era a sua vida quando você estava na igreja e compare com o que ela se tornou agora. Jesus te ama, e Ele quer tua vida de volta.

Enquanto Marcos fala, Larissa chega.
        
         Larissa – Estou pronta, vamos?

         Pedro – Vem com a gente Marcos!

         Marcos – Quero não.

         Pedro – Vamos rapaz!

         Marcos – Não quero! (com um tom de raiva)

         Pedro – Marcos...

Larissa interrompe

         Larissa – Pedro, deixa isso pra lá antes que piore a situação.

Então Pedro e Larissa saem deixando Marcos sozinho.

         Marcos – Igreja? Por que eu voltaria pra lá? Eu pequei de mais, Deus não iria me querer de volta. Meu tio deve ser doido, depois de tudo o que eu fiz, será mesmo que Ele ainda me ama?

Marcos pensativo, caminha pra lá e pra cá.

         Marcos – Caraca, eu acho que meu tio tem razão, minha vida era bem melhor quando eu estava na igreja, tenho que voltar pra lá, não posso permanecer nessa vida.

Pedro então sai apressadamente.


A cena acaba.

10ª Cena e ultima

Pedro e Larissa estão na igreja assistindo o culto, enquanto Marcos chega e fica no fundo da igreja o pastor começa a pregar.

         Pastor – Irmão, quantas vezes Deus te chamou e você fingiu que não ouviu, quantas vezes Deus tem te ajudado e você percebeu e nem se quer agradeceu?
                       Jesus te ama de uma forma que morreu para te salvar. E o que você fez por Ele?
                       Quantas pessoas ingratas existem, vivem na presença de Deus, é abençoados e depois larga tudo, para viver no mundo, abrindo mão daquilo que Deus tem dado.
                        Irmão mesmo você sendo ingrato, Deus continua sendo bom, mesmo você sendo infiel, Deus continua sendo fiel e mesmo você o negando, Ele sempre estará de braços abertos para te receber assim como ele está agora nesse momento, e se você que entendeu a mensagem venha para cá, porque Deus quer você por inteiro, venha como você está, Deus não faz acepção de pessoas, para Ele, você é igual a qualquer pessoa que está aqui, então venha e receba o abraço de Deus.

Marcos entende e percebe que é com ele que Deus está falando, ele começa a chorar e chorando muito, ele vai até o altar, o pastor coloca a mão na cabeça dele e começa a orar.

         Pastor – Deus, toma essa vida em tuas mãos, pois só tu sabes por onde esse jovem andou, só tu sabes o que ele tem passado, eu não sei o que tem acontecido com ele, mas sei que o senhor trouxe ele aqui para falar com ele, e creio que o senhor falou e falou no profundo da alma dele, então senhor, toma esse jovem em suas mãos e não deixa que ninguém nem mesmo ele tire-o de sua presença, pois é isso que ele precisa, da sua graça do seu amor, do seu perdão. Em nome de Jesus Amém

Enquanto o pastor ora, Larissa chorando muito, vai até seu filho e coloca sua mão no ombro de Marcos, Pedro se aproxima e aponta as palmas de suas mãos para Marcos que está sendo orado pelo pastor. E logo que o pastor termina de orar, Larissa vira-se para o Marcos e abraça-o. Então o pastor olha para os dois e diz.
        
Pastor – Aqui se inicia um novo dia e um novo tempo na vida de vocês.

Fim...

Escrito por: Elielton Lima

Baixar o arquivo: Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário