Decisão (Peça)


Peça com 5 pessoas e com dois finais.

Roberta: uma garota cristã, que segue os passos de sua mãe.
Beatriz: mãe de Roberta, uma mulher fiel e dedicada a Deus, que vive nos princípios de Deus.
Julio: pai de Roberta, marido de Beatriz, é um homem mundano que vai de acordo com a lei e muito rígido em suas palavras.
Luciano: namorado de Roberta, ele não aceita a conversão de Roberta, e tenta de várias formas fazer ela pecar.
Paula: irmã de Roberta, vive de acordo com seus próprios princípios, não liga para o lado religioso.

1ª Cena

(Roberta estará com sua, mãe conversando dentro de casa)

Roberta – mãe, domingo eu vou está fazendo uma apresentação lá na igreja.

Beatriz – que bom minha filha, eu vou está lá assistindo sua apresentação, eu louvo a Deus por você seguir os princípios de Deus, continue assim, que você chegará longe.

(A campanhinha toca, Beatriz abre a porta e se depara com Luciano)

Luciano – oi dona Beatriz, eu vim vê a Roberta, ela se encontra?

Beatriz – sim ela está lá dentro, entra.

(Beatriz leva Luciano até onde Roberta está)

Beatriz – Roberta, o Luciano está ai, ele veio te vê; olha eu vou deixar vocês dois ai, eu vou dá uma saída.

(Beatriz sai deixando Luciano e Roberta sozinhos)

Luciano – oi amor.

Roberta – oi.

Luciano – a tua mãe saiu, vamos aproveitar esse momento.

Roberta – pra que?

Luciano – há você sabe, vamos fazer o que todo mundo faz.

Roberta – não Luciano, isso não é certo, é errado fazer isso antes do casamento.

Luciano – eu sabia que você ia falar isso, desde que você começou a frequentar aquela igreja, você mudou muito.

Roberta – sim eu aprendi muitas coias, e eu não vou fazer isso, é errado.

Luciano – errado o que todo mundo faz não tem nada há vê, vamos vem.

Roberta – não Luciano, não, não quero.

Luciano – quer saber, vim aqui atoa, vou embora, tchau.

(Luciano vai embora)



2ª Cena

(Roberta estará com sua irmã conversando em seu quarto)

Roberta – eu não sei mais o que eu faço com o Luciano, ele vive querendo que eu faça aquilo.

Paula – então faz ué.

Roberta – não, é errado, eu não posso fazer isso.

Paula – errado o que boba, vai que é bom, eu mesmo faço muito com o meu namorado.

Roberta – não, isso não é de Deus.

Paula –você é muito burra mesmo, esse negocio de religião não tá com nada, é pra enganar otário.

Roberta – para de falar isso, Deus pode te castigar.

Paula – Deus que Deus? Eu sou mais eu mesmo, para de ser burra garota, e faz logo o que o seu namorado quer.

Roberta – não, você pode não acreditar em Deus, mas eu acredito e confio.

Paula – você é uma otária mesmo pra pensar nessas coisas, vou embora antes que você me contamine com o seu cristianismo.

(Paula vai embora)


3ª Cena

(Roberta está conversando com seu pai na sala)

Roberta – pai, porque você não faz igual a minha mãe e entrega a sua vida pra Jesus?

Julio – filha, Jesus não vai me ajudar em nada, eu estou indo muito bem sem ele, eu não preciso dele.

Roberta – mas pai, ele pode te dá vida eterna...

(Enquanto Roberta fala a campanhinha toca, Julio abre a porta e se depara com Luciano)

Luciano – fala ai seu Julio, tudo bom? A Roberta está?

Julio – sim, entra ai.

Julio – filha eu vou no bar bebe um pouco com os meus amigos, e já volto.

(Julio sai e deixa Luciano com Roberta sozinhos)

Luciano – oi amor, a sua irmã está em casa?

Roberta – não, ela está com o namorado dela.

Luciano – e a sua mãe?

Roberta – também não, foi no mercado.
(Luciano então se aproxima sensualmente perto dela)

Roberta – não Luciano, eu já falei que não.

Luciano – vem, eu estou com muita vontade de fazer isso.

Roberta – não.

Luciano – porque não?

Roberta – porque é pecado.

Luciano – pecado o que, para de ficar falando isso, eu não aguento mais!

Roberta – então para, porque eu não posso fazer isso.

Luciano – o que; não pode? Pode sim quer ver?

(Luciano pega ela pelo braço leva ela para um canto e começa a abusa-la estupra-la, depois de fazer isso, Luciano vai embora, deixando Roberta chorando)


4ª Cena

(Roberta está chorando conversando com sua irmã no quarto)

Paula – caraca Roberta que situação, tá vendo, se você estivesse feito isso antes ele não teria feito isso.

Roberta – mas Deus não permite essas coisas.

Paula – que Deus, se Deus cuidasse de você ele não teria deixado que isso acontecesse com você, mas não quero conversar sobre isso, vamos em uma clinica pra saber se você está grávida.

(Paula e Roberta saem)


5ª Cena

(Paula está conversando com Roberta na sala)
Paula – temos que contar para os nossos pais.

Roberta – não, o meu pai vai me matar.

Paula –Roberta, a gente não pode esconder isso, vamos.

(Paula leva Roberta até seus pais)

Paula – pai, mãe, a Roberta precisa falar com vocês.

(a cena ai acaba e aparece uma nova cena)


6ª Cena

(Roberta está conversando com o seus pais)

Julio – o que? Quer dizer então que ele te estuprou e que você está grávida?

Roberta – sim.

Julio – miserável, vou matar aquele delinquente.

Beatriz – calma Julio, não é assim que se resolve.

Julio – é assim, sim, e outra, você vai abortar essa criança.

Beatriz – ela não pode, é crime.

Julio – em caso de abuso e estupro pode sim.

Beatriz – mas é uma vida que estará sendo tirado.

Julio – é uma vida que vai acabar com a vida da nossa filha, ela vai está carregando o filho de sua humilhação, se ela não tirar, ela vai sofrer durante muitos anos por causa disso.

Beatriz – mas é uma vida que está sendo tirada e ela não tem esse direito.

Julio – Beatriz é melhor tirar a vida de alguém que nem nasceu ainda, do que a vida da nossa filha se acabe.

Beatriz – filha eu não vou te pedir pra fazer nada, faça a sua escolha.
(A cena acaba)


7ª Cena

(Roberta está sentada na praça sozinha pensando no caso)

Roberta – o que eu faço, o que eu faço Senhor, eu tiro essa criança ou eu carrego ele até o fim? Se eu não tirar, eu vou está carregando a minha humilhação, eu estarei carregando todo o meu sofrimento, tudo o que eu passei estará nessa criança, mas se eu tirar eu estarei pecando contra ti eu estarei indo contra a sua vontade, o que eu faço Senhor?

(Enquanto Roberta ora, Luciano chega com um bolo de dinheiro)

Luciano – Roberta toma, esse aqui é o dinheiro que você vai precisar para tirar essa criança, faça o que você achar melhor.

(Luciano bota o dinheiro do lado dela, e vai embora, ela olha para o dinheiro)


 Cena Final 1

(Roberta ao vê o dinheiro pensa)

Roberta – se eu fazer o aborto, eu vou está tirando uma vida, mas eu ficarei livre desse sofrimento.

(Ela pega o dinheiro e vai embora)


Cena Final 2

(Roberta ao vê o dinheiro pensa)

Roberta – se eu fazer o aborto, eu vou está tirando uma vida, mas eu não tenho esse direito de tirar uma vida, somente Deus tem essa autoridade, eu vou ter essa criança mesmo que isso me faça sofrer, mas sei que Deus irá me ajudar.

(Roberta levanta deixa o dinheiro no local e vai embora sem pegar o dinheiro)

Fim... 
Escrito por: Elielton Lima

Baixar o arquivo: Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário