Casais legais (Peça)


Uma peça de comédia sobre família.

Personagens:

Casal 1
Carlos
Luciana

Casal 2
Marcos
Claudia

Pastor
Amigo 1
Amigo 2

Cena 1 – Saindo do culto

A peça vai iniciar com os dois casais saindo da igreja depois de um culto, eles conversam, Luciana e Carlos andam de braço dados enquanto Claudia e Marcos andam de mão dada, e Marcos está mexendo com o celular na mão direita.

 Luciana – O culto de hoje foi muito bom.

Carlos – Pois é amor, esse culto da família é muito bom não é Marcos.

Marcos distraído mexendo no celular não ouviu o Carlos falando.

Claudia – Ei amor o Carlos ta falando com você.

Marcos então toma um susto, e com o susto ele coloca o celular no bolso e fala:

Marcos – É isso... é aquilo mesmo, é.

Carlos – Você está bem Marcos?

Marcos – Sim, eu só estava vendo o resultado do... digo a hora no celular.

Carlos – ok, olha a gente vai ter que ir, amanhã vai ser um longo dia para mim e minha mulher, tchau fiquem na paz você e sua mulher.

Luciana – Tchau, Marcos e Claudia.

Marcos – Tchau.

Claudia – Tchau.

Carlos e Luciana saem de cena, Marcos então pega o celular de volta enquanto sua mulher fala.
Claudia – você nem prestou atenção na pregação hoje, ficou ai mexendo nesse celular...

Marcos não ouvi e continua mexendo no celular, Claudia cutuca ele.

Claudia – ei, Marcos, eu estou falando com você.

Marcos – Calma ai, eu estou vendo o resultado do jogo do meu vascão.

Claudia – como é que pode, alem de você não ouvir a pregação você ainda fica vendo esse teu time ai morto.

Marcos – Olha lá como é que você fala do meu time.

Claudia – Morto mesmo, até agora não vi o vasco ganhar nenhum jogo, esse teu time está é morto, não é atoa que o símbolo do basco é uma cruz (da uma risada).

Marcos – dá para você parar de falar do meu time.

Claudio – se o seu time fosse bom eu pararia, mas me fala quanto que foi o jogo?

Marcos – não interessa, vamos para casa.

Cena 2 – Casal 1

Carlos e Luciana estão em casa enquanto Carlos lê a bíblia e Luciana cozinha eles conversão.

Carlos – Amor você já limpou a minha roupa para eu ir trabalhar segunda?

Luciana – Ainda não.

Carlos – Como assim, eu tenho que ir trabalhar, por que você não lavou?

Luciana – Não deu tempo.

Carlos – Como não deu tempo, você tinha que lavar a minha roupa.

Luciana – Eu lavar? Não deu tempo de lavar e ponto, se quiser, lava você mesmo.

Carlos – AGORA! Agora não dá, eu não sei nem o que eu vou fazer para ir trabalhar segunda.

Luciana – O problema é seu, não sou sua escrava.

Carlos se levanta e começa andar pra lá e pra cá pensando e pergunta?

Carlos – Luciana olha aqui, eu trabalho muito aqui em casa e você sabe que não dá tempo de eu lavar as minhas roupas, a única coisa que eu pedi pra você era lavar a minha roupa de trabalho.

Luciana – Lava você, eu estou cansada de fazer isso, não sou escrava de ninguém aqui!

Carlos percebe que a situação tinha piorado então ele senta na cadeira abre a bíblia a folheia e chama.

Carlos – Luciana meu amor vem aqui.

Luciana – Agora não dá, eu estou ocupada.

Carlos – Luciana, por favor, precisamos conversar.

Luciana – Está bem.

Ela vai até ele e pergunta.

Luciana – Fala o que, que você quer?

Carlos – Senta ai, vou lê um versículo aqui na bíblia.

Carlos então começa a lê Gênesis 2:18.

Carlos – E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.
Carlos – Amor, a gente acabou de brigar por causa de uma roupa, não é isso que a bíblia ensina, você não é minha escrava, você é a minha ajudadora idônea que Deus me deu, eu te amo, e não quero que a gente brigue, desculpe se eu te tratei mal.

Luciana – É verdade, desculpe eu não deveria ter falado o que eu falei, pois não é o que a bíblia ensina.

Eles se beijam e saem de cena.

Cena 3 – Casal 2

Marcos e Claudia estão em casa, marcos assistindo futebol e Claudia varrendo a casa, até que ela passa na frente da TV varrendo.

Marcos – Sai da frente mulher eu estou vendo o jogo.

Claudia – Eu estou varrendo, se quiser varrer no meu lugar a vassoura está aqui.

Marcos – Olha pra minha cara de que vai varrer, você acha mesmo que eu vou perder o jogo para ficar varrendo?

Claudia – então não me atrapalhe enquanto eu faço aquilo que você não quer fazer.

Claudia fica durante um tempo varrendo na frente da TV.

Marcos – ho Mulher, anda logo com isso, eu quero assistir o jogo.

Claudia – (da uma risada) não sei pra que, você já sabe que o vasco vai perder mesmo, eu fiquei sabendo que o vasco tinha perdido no ultimo jogo, aquele que você ficou assistindo durante o culto, você perdeu uma pregação tão boa, para vê um zumbi jogando.

Marcos – você é chata mesmo, vai lavar a louça vai, e me deixa aqui vendo o jogo.

Claudia – Vai você Lavar, não sou sua escrava.

Marcos – Não é minha escrava, mas é minha mulher, e a bíblia diz que você tem que me obedecer.

Claudia – Eu te obedecer, jamais, você nem lê a bíblia como é que você sabe disso.

Marcos – Leio sim, e está escrito que a mulher tem que obedecer ao marido, então me obedece e vai lavar a louça.

Claudia pega a bíblia leva até ele diz:

Claudia – Há é você lê? Então me mostrai onde está escrito.

Ele então fica sem graça e diz.

Marcos – Está ai no meio, procura ai que você acha.

Claudia – Onde me mostra.

Marcos – Há procura ai, eu estou assistindo o jogo.

Claudia – Sei, eu nunca vi você lendo a bíblia.

Marcos – Como não, você é malucar.

Claudia – Me fala ai então a ultima vez que você leu.

Marcos – Eu leio sim, toda vez que eu vou para a igreja e levo a bíblia eu leio junto com o pregador.

Claudia – (da uma risada) isso não conta.

Marcos – Conta sim, pois eu realmente estou lendo, agora você, eu é que nunca vi você lendo.

Claudia – Eu não leio porque não dá tempo.

Marcos – Não dá tempo nem na hora que o pregador pede pra lê? Há, conta outra.

Claudia – É que eu... eu...

Marcos – É que eu o que?

Claudia fica sem graça e logo a campainha toca, ela vai atender é os amigos de Marcos que veio assistir o futebol com ele.

Amigo 1 – E ai Claudia, o Marcão está?

Marcos ouviu o barulho dos amigos e vai ao encontro deles.

Marcos – E ai rapaziada, pode entrar a casa é de vocês o jogo acabou de começar, mulher vai lá na geladeira pegar uma gelada pra nós.

Luciana – Vai você, eu não sou sua escrava.

Amigos – iiiiiiiii!

Marcos – O mulher tá maluca, vamos lá pra dentro.

Eles vão até a cozinha e conversam.

Marcos – Você está maluca de falar comigo daquele jeito na frente dos meus amigos?

Luciana – Estou sim, maluca e cansada de ter que aturar esses molambos ai.

Marcos – Molambo não, vê como é que fala deles, eles são meus amigos.

Luciana – Não sei como você aguenta isso, a gente podia ser igual o Carlos e a Luciana, ela me disse que toda vez que eles brigam eles sempre resolvem usando a bíblia, enquanto nós só vivemos brigando.

Enquanto eles conversam um dos amigos grita.

Amigo 2 – E ai Marcão, vai vim ou não vê o nosso vasco perder mais um jogo?

Luciana – Viu até eles entendem que o vasco está morto.

Marcos – Vai lavar o banheiro vai, que eu vou vê o jogo.

Marcos sai e vai até o grupo.

Cena 3 – Igreja

Os dois casais estão na igreja enquanto o pastor começa a pregar.

Pastor – E é assim, quantos maridos não estão sabendo governar a sua casa, e quantas mulheres não estão sabendo ser submissas ao seu marido, pois em Efésios 5:22-24 diz: Esposa, obedeça ao seu marido, como você obedece ao Senhor. Pois o marido tem autoridade sobre a esposa, assim como Cristo tem autoridade sobre a Igreja. E o próprio Cristo é o Salvador da Igreja, que é o seu corpo. Portanto, assim como a Igreja é obediente a Cristo, assim também a esposa deve obedecer em tudo ao seu marido...

Marcos – Tá vendo ai mulher eu não falei, que estava escrito na bíblia.

Pastor – E você homem, dê valor a sua mulher, ela não é a sua escrava para você ficar tratando ela igual um animal, pois em Efésios 5:25-26 diz: Marido, ame a sua esposa, assim como Cristo amou a Igreja e deu a sua vida por ela. Ele fez isso para dedicar a Igreja a Deus, lavando-a com água e purificando-a com a sua palavra.

Claudia – ai! Fala agora! Viu o que está escrito, aposto que você não sabia dessa.

Pastor – então homens e mulheres de Deus que são casais, vocês são uma família formada por ele, assim como Paulo diz em sua carta aos Efésios, seja um casal prudente, homem, ame a sua mulher assim como deve e mulher seja uma auxiliadora idônea para seu marido sendo sempre submissa a ele, pois é assim que Deus quer que vocês sejam.
Pastor – Se tiver algum casal aqui que querem mudar de vida, o momento é agora, venham até aqui, pois eu quero orar por vocês.

Marcos e Claudia se levantam e vão até o altar, até que outros casais também se levantam e vão também até o altar, o pastor coloca a mão esquerda na cabeça de Marcos e a mão direita na cabeça de Claudia e começa a orar.

Fim...

Escrito por: Elielton Lima

Baixar o arquivo da peça: Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário